Supply Chain




Todos os instrumentos da marca Tagima são desenvolvidos pelo luthier Márcio Zaganin. A linha Brasil é produzida na atual fábrica no Brasil e outras linhas, como Tagima Special, Tagima Acustic e Memphis são produzidas na China. Depois de prontas, todos instrumentos são armazenados em um galpão localizado na sede da empresa em São Bernado e assim distribuídos para todo o Brasil e alguns países como Japão, Alemanha e EUA.




                                                            Processo Produtivo 




 Primeiramente, a Tagima recebe as madeiras (cedro, marupá, marfim, ash, maple, etc), são cortadas no mesmo tamanho e  preparadas para entrar na estufa.
Após o corte, as madeiras vão para a estufa, onde ficam por cerca de 4 a 6 meses à temperatura de aproximadamente 50°C.

 Estocagem da madeira



Quando passa o tempo correto, as madeiras estão já no ponto correto de secagem, as peças descansam por alguns dias, para se aclimatarem novamente e ficarem estáveis. Se a peça de madeira for retirada da estufa e já for usada, pode ter sérios problemas, como empenar, dar problemas na pintura etc.
Primeiro é feito o pré-corte, antes de a peça ser trabalhada e ganhar a forma definitiva.
Após essa etapa, o corpo começa a tomar a forma definitiva, utilizando máquinas fresadoras, que cortam a madeira no formato correto.
Quando o corpo está já com o desenho correto, é aplicada uma camada de poliéster, para impermeabilizar a madeira, fechar os poros.
Quando o corpo já está no formato certo, passa por lixas mais finas, onde a guitarra receberá o contorno final do corpo. Nessa etapa o corpo tem que ficar com a textura toda uniforme, para não ter nenhuma imperfeição, o que após a pintura ficaria evidente. Pintadas e com verniz, secam por 3 dias antes do polimento final.

 Cabine de pintura

Acima, uma foto da cabine de pintura, que tem um esquema especial de filtragem do ar, para proteger a saúde dos profissionais que trabalham nessa área.

 Guitarras secando após receberem a pintura.




Quando os headstocks já estão secos, recebem o decalque com o logotipo da Tagima e mais o complemento, dependendo da guitarra.

 Logotipo Tagima




 Departamento de montagem e regulagem, dos instrumentos






Os instrumentos aguardam a regulagem final e o teste. Os que já foram testados, recebem o panfleto da Tagima, com o certificado de garantia e o manual de instruções.

 Guitarras já embaladas e prontas para distribuição nas lojas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário